O que é lesão cerebral

Quando o cérebro sofre uma lesão, a criança poderá ter um problema nas vias sensoriais (vias de entrada) ou nas vias motoras (vias de saída) ou ambas. Quando uma criança não pode ver, ouvir ou sentir apropriadamente, ela não consegue responder adequadamente ao mundo ao seu redor. Pode ser que isso seja um problema muito grave, como acontece com a criança que é funcionalmente cega, surda, muda, sem sensibilidade e paralisada.

Pode ser um problema moderado, como por exemplo com uma criança que não consegue usar os dois olhos juntos adequadamente, não consegue se adaptar aos sons comuns do dia a dia, ou ainda é muito ou nada sensível ao toque. Pode ser também uma criança que não seja capaz de se movimentar, ou falar ou usar as mãos ao nível da sua idade.

Pode ser um problema leve, como ocorre com uma criança que não sabe ler, escrever ou fazer matemática de acordo com sua idade. Pode ter um problema de equilíbrio, coordenação, linguagem ou de competência manual.

Equívocos sobre o cérebro!

Por muito tempo, acreditava-se que o crescimento do cérebro era um fato estático e irrevogável. Porém, o crescimento e o desenvolvimento cerebral são um processo dinâmico e em constante mudança.

Este é um processo que pode ser interrompido, como em lesões cerebrais profundas. É um processo que pode ser diminuído, como ocorre em lesões cerebrais moderadas. Mas, o mais importante é que esse  processo que pode ser acelerado.

Tudo o que fazemos para acelerar o processo é fornecer estimulação visual, auditiva e táctil com maior frequência, intensidade e duração, em reconhecimento ao modo ordenado como o cérebro humano cresce. Em seguida, organizamos um programa para que a criança tenha um ambiente ideal rico em oportunidades para utilizar e desenvolver as vias motoras.

Por mais de meio século,  The Institutes parte do princípio de que o cérebro cresce com o uso. Atualmente os cientistas reconhecem a plasticidade do cérebro humano e novas pesquisas em neuroplasticidade confirmam que o cérebro é incrivelmente capaz de se recuperar e se reabilitar.

Aquela antiga ideia,  de que uma vez que o cérebro sofre uma lesão não há meios de recuperação, foi descartada.

Os sintomas de lesão cerebral

Quando o cérebro sofre uma lesão, dezenas de sintomas podem surgir. Isso faz sentido porque o cérebro é que faz tudo funcionar. Quando o cérebro está desorganizado,  pode resultar em sintomas que  assustadores (convulsões, rigidez, doenças graves, insuficiência para progredir); bizarros (gritos, ações repetitivas, morder, cheirar e degustar inadequadamente); e centenas de outros sintomas que podem parecer estranhos, engraçados ou simplesmente inexplicáveis.

Muitas crianças com lesão cerebral recebem um diagnóstico baseado nesses sintomas assustadores ou bizarros, em vez de um diagnóstico baseado em uma avaliação minuciosa do cérebro. Um diagnóstico sintomático pode levar à tentativa de tratar o sintoma enquanto ignora que o problema reside no próprio cérebro.

Não importa quão estranho ou difícil possa ser o sintoma, sempre há uma razão para esse sintoma. Uma vez que os pais aprendem como avaliar sua própria criança e compreendem o  seu Perfil do Desenvolvimento , muitos desses sintomas inexplicáveis começam a ​​fazer sentido. Quando o cérebro recebe estimulação e oportunidade apropriadas, esses sintomas começam a diminuir ou até mesmo desaparecer.

Existem mais de 300 rótulos que descrevem sintomas de crianças com lesão cerebral

A sua criança tem uma lesão cerebral?

Estes são os rótulos mais comuns para crianças com lesão cerebral:

Autista

Paralisia Cerebral

Atraso no Desenvolvimento

Traumatismo Craniano

Trissomia 21 (Síndrome de Down)

Transtorno do Déficit de Atenção

Epilepsia

Retardado Mental

Problemas de Aprendizagem

Necessidades Especiais

Outros rótulos sintomáticos

Estamos aqui para ajudar. De crianças com necessidades especiais a um bebê que acabou de nascer.

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