Nossa equipe

JANET DOMAN, Diretora Geral dos The Institutes for the Achievement of Human Potential e Diretora Internacional do Instituto Doman Brasil

Janet é nossa Diretora Internacional, cresceu nos The Institutes e desde os nove anos ela ajuda nossas crianças especiais. Com 14 anos de idade ela ilustrou um dos primeiros livros publicados que foi escrito para crianças de dois a três anos de idade. Esses livros foram escritos por seu pai Glenn Doman. 

Depois de completar seus estudos em Zoologia na Universidade de Hull na Inglaterra e Antropologia na Universidade da Pensilvânia, ela se dedicou a ensinar leitura precoce para os pais de crianças especiais nos The Institutes. Em 1969, ela participou da terceira expedição com os Institutos ao território do Xingu, na área central do Brasil, sob a orientação do Cláudio Villas Boas. Ela fez as primeiras medidas antropométricas nas crianças Xinguanas, no Brasil e nas crianças com lesão cerebral, nos Institutos. Essas medidas ajudam a demonstrar o crescimento das crianças com lesão cerebral, como resultado dos programas ensinados pelos The Institutes. Em 1970, ela ajudou o Dr. Wilton Krogman no seu primeiro e extensivo Estudo de Investigação que demonstrava que quando crianças pequenas não eram supervisionadas, elas eram capazes de fisicamente e intelectualmente, abrir qualquer tipo de frascos que adultos têm dificuldades. A informação obtida, foi usada na fabricação de frascos mais modernos e mais seguros, usados hoje em dia. 

Sobre a orientação de Adelle Davis, Janet começou a ensinar os primeiros programas nutricionais nos The Institutes. Hoje em dia, o Programa de Nutrição continua a ser executado e é atualizado conforme nossos conhecimentos aumentam. 

Em 1974 ela foi ao Japão para ensinar na Associação de Desenvolvimento Precoce. O Programa criado por essa equipe obteve muito sucesso. Depois de dois anos, ela retornou aos Estados Unidos e ajudou a criar o primeiro instituto, dentro dos The Institutes, devotado a ensinar mães de crianças pequenas, como desenvolver suas crianças nas áreas da inteligência, física e social. 

Em 1980 Janet tornou-se a diretora dos The Institutes. Ela atualizou e revisou os livros mais vendidos internacionalmente de Glenn Doman: “Como Ensinar Seu Bebê a Ler”, “Como Ensinar Matemática a Seu Bebê” e “Como Multiplicar a Inteligência de Seu Bebê”. Ela escreveu o livro “Enough, Inigo, Enough” e foi a coautora dos livros: “Como Ensinar Conhecimentos Enciclopédicos a Seu Bebê” e “How Smart Is Your Baby?”. 

Janet passa a maior parte de seu dia ensinando a pais de crianças com lesão cerebral e crianças normais; bem como os auxilia a descobrir o amplo potencial das suas crianças e os seus próprios potenciais como professores. 


Dr. Ernesto Vasquez, Assessor Médico do Instituto Doman Brasil e Diretor do The Institute for Physiological Excellence

Dr. Ernesto Vasquez nasceu nos Estados Unidos e cresceu no México. Em 1984 formou-se em Medicina, como clínico geral na University of Baja Califórnia School of Medicine, no México. Ele estagiou em 1985 no Social Security Hospital in Mexicali, Baja Califórnia,  e foi responsável pelas clínicas comunitárias da cidade de Morelos, na Baja California.

Ernesto conheceu o programa dos The Institutes em 1982, quando sua irmã Angélica começou o Programa de Tratamento Intensivo. Em setembro de 1986 ele veio aos  The Institutes e juntou-se a equipe da Escola de Desenvolvimento Humano –  School for Human Development (em inglês). Mais tarde tornou-se diretor médico e posteriormente diretor desta escola, treinando os estudantes em todos os aspectos de seus programas físico, intelectual e social.

Em 1987, foi nomeado vice-diretor do Programa de Enriquecimento do Oxigênio. Atualmente divide seu tempo entre a área de pesquisa e o  Children’s Center, onde ensina programas respiratórios.

In 1992, Ernesto foi nomeado vice-diretor dos The Institute for the Achievement of Physiological Excellence. Ele tem estudado e tratado crianças com lesão cerebral no México, Estados Unidos da América, Itália, Japão e Brasil.


Olívia Fernandes Pelligra, Consultora Internacional e Diretora de Assuntos Internacionais, The Institute for the Achievement of Intellectual Excellence

Olívia nasceu em Destero do Melo e cresceu em Barbacena, Minas Gerais, Brasil. Ela é formada em pedagogia pela Universidade de Lavras, Minas Gerais.

No outono de 1987, Olívia começou seu treinamento no  The Institutes for the Achievement of Human Potential em Filadélfia, onde aprendeu a fazer,  avaliações e a desenvolver programas individuais para crianças com lesão cerebral.

Atualmente, Olívia é diretora de Assuntos Internacionais do The Institutes e acompanha a equipe em viagens internacionais para apresentar o curso “O Que Fazer Pela Sua Criança com Lesão Cerebral” e também para avaliar e ensinar programas de inteligência para crianças com lesão cerebral.

Olívia reside em Sausalito, San Francisco, com seu marido o Dr. Ralph Pelligra, o qual é membro do quadro de diretores do The Institutes. Da sua casa, ela mantém contato com as famílias das crianças das quais é responsável, e ensina programas de inteligência aquelas famílias que participam do Programa de Consulta em Casa.

Olívia é membro da International Academy for Child Brain Development.


Léia Coelho Reilly, Diretora Associada do Instituto Doman Brasil e Diretora dos The Institute for Physical Excellence.

Léia Reilly é brasileira, nasceu no Rio de Janeiro, Brasil. Ela cursou Logopedia na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro. Chegou na Filadélfia em janeiro de 1977, trabalhou na School for Human Development onde mais tarde chegou a ser vice-diretora. Durante sua permanência nesta escola, Léia desenvolveu, com a equipe, o Programa de Organização Cortical e o Programa de Lateralidade.

Durante este mesmo ano, entre os meses de junho e agosto, Léia e sua equipe fundaram o Escola Brasileira do Desenvolvimento Humano, no Rio de Janeiro.

Em 1980, Léia voltou ao Brasil para assessorar o Dr. José Carlos Lobo Veras, no Rio de Janeiro, tornando-se responsável pelos programas físicos, sensoriais e fisiológicos. Ela dirigiu a Escola de Desenvolvimento Humano, o Instituto Evan Thomas do Brasil e o Departamento de Padronização Respiratória. Ela viajou com Glenn Doman e a equipe como palestrante, ensinando pais de crianças com lesão cerebral em diversas partes do mundo.

Léia recebeu o certificado em Child Brain Development – Teaching Level em novembro de 1989.  Em 1992, Léia retornou aos The Institutes na Filadélfia como diretora associada dos The Institute for the Achievement of Physical Excellence. Ela tornou-se vice-diretora do mesmo em 1997 e em 2000 foi nomeada diretora.

Léia é conferencista em todos os cursos e séries de conferências para pais no The Institutes. Além do Brasil e Estados Unidos, Leia esteve com a equipe atendendo crianças na Argentina, Paraguai, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Itália, Cingapura, China e Japão.

Por seu trabalho com crianças com lesão cerebral, ela recebeu a Medalha Glenn Doman (Brasil), a Medalha Brasileira de Ouro de Honra e Mérito do Brasil, Medalha Raymundo Veras de Humanidade e Ciências, Medalha Sakura Koro Sho do Japão, Medalha Leonardo Da Vinci do Comitê para Excelência, a Cerimônia de Inscrição dos The Institutes e a maior condecoração – a Estatueta com Pedestal. Ela é membro fundadora da International Academy for Child Brain Development.


Thaisa Mendes, Diretora Geral do Instituto Doman Brasil, Intérprete e Tradutora Médica, membro da equipe dos The Institutes for the Achievement of Human Potential.

Thaisa nasceu em Curitiba, Brasil. Diplomou-se em Fonoaudiologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Durante seus anos universitários, ela se interessou por crianças com lesão cerebral, conheceu e trabalhou com Dr. José Carlos Lobo Véras e Léia Reilly, quando estes iam a Curitiba avaliar e ensinar pais de crianças com lesão cerebral. Após sua formatura, Dr. José Carlos L. Véras a convidou para fazer parte de sua equipe no Rio de Janeiro e iniciar sua carreira em Desenvolvimento Cerebral Infantil no Centro de Reabilitação Nossa Senhora da Glória. Em 1989, ela assumiu a vice direção do Instituto de Mobilidade do CRNSG, avaliando, ensinando programas para famílias de crianças com lesão cerebral, bem como responsável pelo programa de mobilidade para crianças “normais” da Escola Evan Thomas, Brasil.  Em 1990, concluiu o mestrado em Audiologia e Desenvolvimento de Necessidades Especiais – PUC, SP e tornou-se diretora associada da Associação Paranaense para o Desenvolvimento do Potencial Humano em Curitiba. Lá, ela avaliou crianças com lesão cerebral, criou e ensinou programas de tratamento intensivo para as famílias das crianças. Ela também viajou como membro da equipe do Dr. José Carlos Lobo Véras, para São Paulo, Rio de Janeiro e Argentina.

Em 1991, Thaisa foi para os The Institutes for Achievement of Human Potential, na Filadélfia, para continuar seus treinamentos, juntando-se ao The Institute for Achievement of Physical Excellence. Ela foi certificada Child Brain Developmentalist – Developmentalist Level em 1994.

Thaisa casou com Ernesto Vasquez, diretor do The Institute for the Achievement of Physiological Excellence e tiveram duas filhas, as quais cresceram no campus dos The Institutes. Durante 9 anos, Thaisa foi mãe profissional em tempo integral. Ela começou com Verônica no programa de Early Development Program dos The Institutes e mais tarde no Evan Thomas Institute; e com Gabriella, sua filha mais nova, ela fez o Programa de Tratamento Intensivo. 

Em 2007, Thaisa tornou-se intérprete médica certificada e, em 2010, intérprete certificada de saúde. Ela usa essas habilidades em Português, Espanhol e Inglês nos The Institutes e diversos hospitais. Nessa função, ela continua facilitando a compreensão na comunicação entre pacientes que não falam inglês e prestadores de serviços de saúde. Além disso, ela é coordenadora de serviços de intérpretes no Jefferson Health – Abington Hospital.


Waldemar Nehgme, CEO (Diretor Executivo) do Instituto Doman Brasil e Representante oficial para o Brasil dos The Institute for the Achivement of Human Potential

Waldemar é formado em eletrônica no Instituto Nacional de Capacitação Professional – Chile, ele é perito em computação e professor de computação para crianças com altas habilidades, em 2011 foi reconhecido pelo curso “Computação para Autodidatas” focado em crianças de 6 a 14 anos.

Waldemar é graduado no curso “O que fazer pelo seu filho com lesão Cerebral” e no curso “Como multiplicar a inteligência de seu bebê” nos The Institutes.

Waldemar é Psicomotricista Infantil, formado em Educação Física na Faculdade Claretiano, São Paulo, com especialização em neuro aprendizagem, natação para bebês e esportes de alto rendimento.

Waldemar é formado em pedagogia e CEO do Colégio Doman Brasil em Brasília.