Desenvolvimento da Linguagem

Desenvolvimento da Linguagem

De Janet Doman

Traduzido por Thaisa Mendes

Resultados: A única coisa que importa no mundo

das crianças com lesão cerebral.  

Quando o bebê começa a emitir sons significativos,
inicia-se a comunicação real com a mãe.

A linguagem é muito importante

No mundo das crianças com lesão cerebral, a compreensão é uma questão crítica. Pode ser um problema de vida ou morte. Porque quando o mundo vê uma criança com lesão cerebral, muitas vezes decide seu destino com base na suposição de que não é inteligente. Uma vez que esta condição lhe é designada, a criança é considerada menos merecedora e menos valiosa. De que outra forma poderíamos explicar os lugares donde, muitas vezes, essas crianças são habitualmente deixadas, esquecidas e medicadas?

Algumas crianças que estão conosco, tiveram problemas significativos na via auditiva ou no desenvolvimento da linguagem e, isso poderia colocá-las em risco e/ou terem suas vidas destruídas. Mais uma vez, a resposta foram os pais e a estimulação.  

Ao nascer o bebê chora. O choro é a primeira linguagem do bebê. Ele chora para avisar a mãe que está em perigo ou assustado. Esta é a primeira etapa da linguagem.

À medida que o bebê amadurece, começa a compreender as situações ameaçadoras e seu choro se torna um choro vital. Esta é a segunda etapa, na qual o bebê não somente nos faz saber que está ali, como também que está em perigo.

Logo, o bebê começa a emitir sons felizes, tristes, de aborrecimento, entre outros. Esses são os sons significativos. Essa é uma etapa muito mais sofisticada na qual a mãe e o bebê começam realmente a se comunicar.
 
Quando o desenvolvimento da linguagem está comprometido, a estimulação e a oportunidade são a resposta.  

As lesões no cérebro antes, durante ou depois do parto podem causar problemas na emissão de sons ou na fala. Isso se deve a uma lesão cerebral e não a um problema da língua ou na boca.  

Quando o desenvolvimento da linguagem está comprometido, a estimulação e oportunidade apropriadas são a resposta. Quando o bebê recebe estimulação com maior frequência, intensidade e duração de forma ordenada pelo qual o cérebro cresce e suas necessidades de oxigênio e respiração são abordadas, então assim o caminho da linguagem crescerá. A criança começará a emitir sons significativos e posteriormente palavras. A criança recebe vitória de linguagem uma vez que possa emitir 10 palavras e frases simples. As crianças citadas a seguir, conquistaram essa vitória:

Catherine

Catherine começou a falar pela primeira vez.

Catherine e sua irmã gêmea nasceram 75 dias prematuras. Catherine foi diagnosticada com paralisia cerebral. Ela tinha 9 meses quando foi avaliada pela primeira vez no The Institutes. Ela ouvia sons ameaçadores e podia chorar alto para indicar que algo a estava ameaçando. No entanto, não compreendia e tampouco podia emitir os sons significativos de forma consistente. Após 48 meses com nosso programa de estimulação e oportunidades, ela agora é capaz de falar dez palavras e já está começando a usar frases simples, como, “eu te amo”. Ela conquistou a vitória de linguagem. Apesar de ter somente cinco anos, ela lê livros a nível de crianças de doze anos, com total compreensão.

Alice

Alice foi sempre uma bebê muito linda
mas, somente podia emitir sons significativos.

Ao nascer, Alice foi diagnosticada com trissomia 21 (Trissomia do cromossomo 21). Alice tinha 8 meses quando foi avaliada pela primeira vez no The Institutes. Ela podia expressar suas emoções através de sons significativos, mas não utilizava nenhuma palavra. Além disso, ela tinha um defeito séptico ventricular moderado o qual afetava a alimentação e a mobilidade. Vinte meses depois, aos 28 meses de idade, após receber nosso programa de estimulação e oportunidade, Alice usa palavras simples e está começando formular frases. Ela pode andar um quilômetro em 20 minutos e ler em um nível de seis anos.

Nada mal, não é? Como parte do seu programa,
Alice anda nas praias do Rio de Janeiro.

Mateo

Mateo é obviamente um garoto muito inteligente, mas sua
dificuldade na linguagem tornava-se difícil demonstrar.

Mateo nasceu de cesariana 21 dias prematuros. Seu diagnóstico inicial foi autismo. Os pais foram informados de que ele poderia ser “treinado”.  Mateo foi avaliado pela primeira vez nos The Institutes aos 35 meses de idade. Tinha uma quantidade imensa de sons significativos sem uma única palavra falada.

Após apenas nove meses de estimulação e oportunidades, Mateo atualmente apresenta um vocabulário de mais de 200 palavras simples, 50 frases simples e começa a falar em frases como “Aqui está o papel!” Ele ainda não completou quatro anos de idade, mas adora de ler e, às vezes, gosta de ler seus livros em voz alta. Nada mal para uma criança que há um ano não conseguia falar!

Mateo lendo um dos seus livro prediletos

Mateo gosta de ler independente. Esta é uma excelente maneira de aprender novas palavras. Atualmente seus pais não estão mais preocupados se ele pode ser “treinado”, pois Mateo está muito além de seus companheiros. 

Esses resultados maravilhosos foram conquistados pelos esforços de cada família. Mãe e pai, irmãos e irmãs – todos trabalhando juntos para dar a cada criança a oportunidade de lutar por uma vida muito melhor.

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