Tradução de Thaisa Mendes
Uma mãe e seus seis filhos contam suas aventuras de desenvolvimento precoce em casa.
Muitas vezes nossas famílias nos perguntam? Podemos fazer o programa com mais de uma criança? Estas seis crianças – irmãos e irmãs nos provam que sim!
Uma das partes mais inovadoras e emocionantes de meu trabalho com meus próprios filhos foi o resultado da oportunidade de fazer um curso nos The Institutes for the Achievement of Human Potential, em Filadélfia em 1987. Naquela época meus dois filhos menores tinham11 meses e 2 anos e meio de idade. O The Institutes é um lugar maravilhoso onde os pais podem aprender novas maneiras de ajudar suas crianças a alcançar seu máximo potencial.
Participei dos sete dias do curso “Como Multiplicar a Inteligência
de Seu Bebê” e aprendi que poderia ensinar meus bebês a ler, fazer matemática e
absorver informações e conhecimentos surpreendentes sobre o mundo! E, tudo
isso, ao mesmo tempo, melhoraria o desenvolvimento de seus cérebros!
O curso foi uma experiência que mudou minha vida.
Foi uma mudança de vida: dividir com meus filhos pequenos um mundo inteiro de fatos, imagens, palavras, conceitos matemáticos visuais enquanto os mesmos observavam cada movimento. Essas simples atividades fizeram aumentaram e interesse e a alegria em nossas vidas. Permitiu-nos também, uma interação mais íntima e um tempo, de alguns minutos diários, de muita qualidade em nossas vidas.
Estabelecemos um padrão de aprendizagem juntos que se manteve conosco por toda nossa vida.
Nos The Insitutes, aprendi muito sobre como, de forma surpreendente, o cérebro funciona, especialmente quando o bebê é ainda um recém-nascido. Também aprendi sobre o trabalho dos The Insitutes com crianças com lesão cerebral e como este trabalho levou à descoberta da aprendizagem precoce para crianças típicas.
Estimulação e oportunidade são as palavras chaves.
Glenn Doman disse, referindo-se ao programa: “Os cérebros de nossas crianças crescem tanto quanto nós lhe oferecemos oportunidade de crescer. Oferecemos a oportunidade apresentando uma grande quantidade de informações claras e objetivas. Fazemos isso quando o cérebro cresce mais rápido que em qualquer outro momento.”
Meu primeiro filho lia a nível de oitava série quando tinha apenas seis anos de idade
Adorei trabalhar com cada uma de minhas crianças desde o dia em que nasceram. Aprendi sobre os Pedaços de Inteligência (Bits de Inteligência) com nosso primeiro filho, quando ele ainda era pequenino. Eu lhe mostrei muitos. Em pouco tempo ele já podia ler independente e também lia para seu irmão menor. Aos seis anos de idade, ele já lia igual uma criança de oitava série e ele amava aprender. Tinha uma paixão imensa pela leitura e sempre foi capaz de ler de tudo, com grande compreensão. Hoje, com seus 34 anos de idade, ainda é apaixonado por leitura e por aprender. Tem grandes habilidades de solucionar problemas, cuidadosa e minuciosamente, com sua família, amigos e colegas de trabalho.
O desenvolvimento da linguagem melhorou com o programa de leitura
Fizemos Bits com nossos seis filhos, mas com a nossa quinta filha apresentamos algumas palavras desde bebezinha. Com seus 18 meses de idade, tinha um vocabulário de mais de 75 palavras e frases completas.
Usava palavras e frases que descreviam conceitos raros e com detalhes. Percebi que o fato de sua comunicação oral ter se desenvolvido precocemente, isso fez com que seu pensamento e organização cerebral também se desenvolvera mais rapidamente. Aprendeu a ler muito cedo e sempre gostava de se comunicar de uma forma bastante única e rica.
Seguimos também com o Programa de Matemática,
utilizando os cartões de quantidades para aumentar a capacidade de quantidades
e operações matemáticas. Logo seguimos com os numerais para incrementar sua
compreensão e para expressar e responder problemas matemáticos.
Acredito que os Bits ajudaram que meu fosse um bom comunicador e
organizador.
Nosso segundo filho adorava os Bits e os cartões de palavras desde seus primeiros dias.
Lembro-me de ver o fogo da imaginação queimar enquanto ele me observava mostrando os Bits de inteligência. Ele viu centenas de Bits e foi capaz de reconhecer muitas coisas desde o início. Ele sempre teve uma grande imaginação. Até hoje, ele ama aprender, desenhar e organizar projetos e pessoas. Acho que Bits de Inteligência o ajudaou a ser um bom comunicador e organizador. Ele pode perceber uma imagem, decompô-la em partes e depois comunicá-la aos outros.
Nossa filha mais nova também era muito interessada em Bits. Lembro-me dela esperando pacientemente que eu ou um irmão mais velho os mostrasse. Grandes artistas, inventores e conhecimentos enciclopédicos eram os favoritos. Ela implorava por eles e às vezes se recusava a dormir até que nós mostrássemos a eles. Ela subia nos móveis para alcançá-los e os trazia para mim porque adorava aprender.
O Programa Físico: Cada bebê teve a máxima oportunidade para mover-se o mais cedo possível e na maior parte do tempo num ambiente agradável.
No curso aprendi também sobre as atividades vestibulares as quais os pais poderiam fazer com seus bebês. Realizamos essas atividades e utilizamos uma pista de arrastar para ajudar nossos bebês a se moverem.
Incentivamos muito o arrastar, o engatinhar, o andar e a corrida à medida que desenvolviam.
Acredito que a pista de arrastar infantil ofereceu a minha filha uma vantagem no desenvolvimento físico e intelectual.
Nosso terceiro filho foi o primeiro a se beneficiar do meu conhecimento do programa vestibular passivo e lento para recém-nascidos. Foram realizadas cerca de 20 atividades diferentes diariamente para estimular o seu desenvolvimento e o seu cérebro – essas atividades fizeram uma grande diferença! Quando nossa quarta filha nasceu, ela era muito pequenina e mal abriu os olhos nas duas primeiras semanas. Também fizemos essas atividades vestibulares passivas e vimos mudanças positivas. Colocamo-la na pista de arrastar infantil por um tempo todos os dias após as primeiras semanas. Ele gostava de poder empurrar com seus dedões dos pés contra os lados da pista. Aos quatro meses e meio, ela estava se arrastando para fora dela e atravessando o chão. Ela raramente chorava, estava feliz e muito ocupada se movendo.
Excelência social: Os irmãos mais velhos adoravam e se divertiam ao ajudar e cuidar de sua irmãzinha.
Hoje ela é uma fisioterapeuta apaixonada que adora estudar o corpo humano e ajudar outras pessoas a cuidarem de seus próprios corpos. Creio que a pista de arrastar infantil lhe deu uma vantagem no desenvolvimento físico e intelectual.
Cada uma de nossas crianças interagiu conosco e com os materiais de maneira
diferente. Cada uma delas respondeu com suas inatas personalidades, e isso foi
maravilhoso!
Nossa filha mais nova também adorava se mover e utilizar seu corpo desde os
primeiros meses. Ela tinha muitos irmãos para fazer essas atividades com ela e
eles adoravam cuidar dela dessa maneira. Ela era muito física, forte e boa em
ginástica. Nós incentivamos muito isso e ela permaneceu forte e ativa. Como
recém-formada, ela está interessada em condicionamento físico e integridade
físico-mental.
Cada um de nossos filhos respondeu de maneira diferente à variedade de atividades que realizamos, que mudou com o tempo e nos manteve ocupados. Cada um teve uma interação diferente conosco e com os materiais maravilhosos. Estou confiante de que nossos filhos responderam com suas inatas personalidades e aproveitaram as oportunidades que lhes proporcionamos da melhor maneira possível e da maneira que cada um precisava.
Nossos filhos são apaixonados pela família e ajudar uns aos outros. Todos têm um grande coração. Todos são muito carinhosos!
Sou muito grata por ter aprendido sobre os The Institutes quando minha família ainda era muito jovem. Isso fez uma diferença enorme em nossas vidas.
Um trabalho excelente e muito bem realizado! – A mãe continua linda e jovem!