Quando Anwar nasceu, nós sabíamos, quase que imediatamente que alguma coisa estava diferente. No começo, eram pequenas dificuldades e aquela sensação estranha aumentando a cada dia que passava. Em seguida os meses foram passando e os marcos de desenvolvimento ficando pra trás, sem serem atingidos, e uma série de sinais se acumulando. Não podíamos ignorar mais, mesmo com os médicos falando para não nos preocuparmos. Nesse momento sabíamos no fundo do nosso coração que alguma coisa estava errada.
“Pesquisamos por respostas para nosso bebê”
Daquele momento em diante começamos a procurar por respostas. Fomos a mais de seis pediatras ate que finalmente um reconheceu nossas preocupações e nos indicou um especialista. Foi aí então que recebemos o diagnóstico de Anwar – um momento que não desejamos a nenhum pai ou mãe. Anwar foi diagnosticado com epilepsia e um atraso no desenvolvimento geral. Então, começou nosso furacão.
A partir disso, fomos de especialistas para especialistas, de terapeutas para terapeutas e de medicamentos para medicamentos. Nada parecia funcionar. A maioria do que nos pediam para fazer com Anwar não somente não ajudava como o fazia piorar. Passamos de 30 convulsões controláveis para mais de 200 diárias. Anwar mal conseguia dormir por mais de cinco minutos! Nosso pequeno furacão nos fez vagar pelo mundo em busca de respostas e melhores médicos, os quais jamais encontramos.
“O curso nos mostrou que estávamos tratando os sintomas e não a lesão cerebral de Anwar”.
Até que um dia, como que sem querer, esbarramos nas portas do The Institutes. Nesse momento, nosso furacão deu uma freada. Sentados no auditório, assistindo o curso “O Que Fazer Pela Sua Criança com Lesão Cerebral” encontramos a resposta que nem sabíamos estarmos buscando. Foi quando paramos e olhamos ao nosso redor para avaliar a lesão.
O curso nos mostrou que simplesmente estávamos tratando os sintomas de Anwar e não sua lesão cerebral. Este curso pudemos nos deu provas de que nossos sonhos para Anwar poderiam se tornar realidade e que nós podíamos ajudá-lo e que seu potencial era enorme para o futuro. A partir do curso, começamos, finalmente, a montar o quebra-cabeça de nossas vidas– uma peça de cada vez.
Pensando no passado, meu coração fica em migalhas ao nos ver, meu esposo e eu, tão perdidos, confusos, sobrecarregados naquele turbilhão de emoções! Quando chegamos no The Institutes Anwar tinha 40 convulsões por dia. Ele tinha 18 meses e praticamente sem nenhuma mobilidade, mal podia sustentar sua cabeça. Chegamos no curso como se estivéssemos no fundo do poço. Anwar tinha sido hospitalizado naquele mesmo mês devido a uma intolerância a um medicamento anticonvulsivante.
Hoje: Arrasta, engatinha, lê e está começando a andar – nada mal.
Atualmente, Anwar está com 3 anos de idade e completamente sem nenhum medicamento. Ele trabalha 10 horas diárias, sete dias na semana, para chegar onde chegou.
Anwar é uma criança feliz que engatinha 1.000 metros por dia.
Suas convulsões diminuíram significantemente – 5 convulsões ao dia. Ele já fala “Mama”, pode ler, pode digitar palavras simples e começou a caminhar independentemente sob a escada suspensa.
“O Programa vale cada segundo e toda a energia investida”.
Se alguém no passado nos falasse que nosso filho poderia chegar onde está hoje, após o curso “O Que Fazer Pela Sua Criança com Lesão Cerebral” – não acreditaríamos. Nos entanto, aqui estamos!
Se pudéssemos dar um conselho aos pais que estão fazendo os programas do The Institutes, diríamos: sejam fortes e tenham paciência. Esse não é um programa fácil, é preciso muita determinação e persistência. Porém, tem sido o melhor para nossas vidas. É um trabalho árduo, mas que vale cada segundo e cada suor de energia investida. Essa tem sido uma das experiências mais recompensadoras de nossas vidas. Nos tornamos mais fortes e melhores pais!