1. Nunca ofereça à sua criança os mesmos alimentos todos os dias
A criança começará “treinar” sua mãe a partir do momento em que um alimento seja introduzido na sua alimentação. Ela dirá: “Quero mais desse e menos daquele.” Algumas mães partem da filosofia de que o melhor é uma grande variedade de sabores e texturas. Porém, quando na correria do dia-a-dia ou por falta de tempo, acabam sendo levadas ao que suas “pequenas ditadoras” – suas crianças “pedem”. É extremamente importante uma alimentação rica e bem variada. Quanto mais cedo apresentarmos às nossas crianças uma variedade extensiva de alimentos, melhor será sua base nutricional. As crianças que são encorajadas a provar de tudo, levam vantagem. Crie uma regra simples de não repetir os mesmos alimentos inúmeras vezes. Procure ter uma seleção de alimentos diversos para vários dias para que não necessite repeti-los. Uma simples rotação de alimentos saudáveis cria uma expansão rica e natural de sabores e nutrientes. Não há nada melhor do que uma criança que ama experimentar comidas diferentes, de outros países ou culturas com entusiasmo. Uma boa nutrição é tão importante para o crescimento físico quanto fisiológico – e pode estar atribuída à hiperatividade em crianças – cabe aos pais garantir que suas crianças estejam recebendo uma nutrição ideal.
2. Oferecer água como bebida principal. Eliminar sucos e refrigerantes.
A grande quantidade crianças bebem suco durante todo o dia. A maioria desses sucos são enlatados, engarrafados ou em embalagens de papelão. A fruta é uma excelente fonte de nutrição e hidratação, mas é delicada. Uma vez que fazemos dessa fruta um purê, a mesma perde rapidamente seus nutrientes. Por essa razão, somente sucos frescos – e purês de fruta, devem ser oferecidos e consumidos dentro de 20 minutos após o preparo. Qualquer sobra deve ser jogada fora. Todos os sucos comerciais são realmente água com açúcar (muito açúcar). Água deve ser sempre a principal bebida e fonte de hidratação. Quando a criança toma suco durante o dia todo, ela acaba bebendo muito líquido porque este é doce e isso pode levar à hiperatividade. Quando oferecemos água para a criança, ela beberá somente o que seu corpo necessita, nem mais, nem menos. Muito líquido pode trazer problemas à criança. Algumas mães, observam um aumento significativo de atenção, concentração, bem como uma diminuição de hiperatividade e um melhor comportamento em geral quando diminuem ou eliminam o suco e usam somente água, frutas e legumes para a hidratação.
3. Entre cada refeição, ofereça frutas frescas e água.
Nossos avós costumavam dizer: “Não bebam durante as refeições.” E adivinhem só: Vovó estava sempre certa. Qualquer líquido no estômago dilui as enzimas que o corpo precisa para digerir proteínas, carboidratos e gorduras.
Para evitar que isso ocorra, ofereça água entre cada refeição, ou até 10 minutos antes de comer. Fruta é um alimento quase perfeito, mas deve ser comida separadamente de outros alimentos.
A fruta é facilmente digerida. Ela passa rapidamente pelo estômago e segue para o intestino. Ela é um digestivo natural. Quando uma fruta é ingerida com outros alimentos que levam mais tempo para digerir, como carne e grãos, estes acabam sofrendo fermentação. O carboidrato complexo (arroz integral, batata-doce, grãos, etc.) leva três horas para ser digerido. Se a fruta tiver sido ingerida juntamente com um deles, ela fermentará o carboidrato no intestino. Essa fermentação tornará a absorção no intestino de alimentos menos eficiente.
A digestão de peixes, aves e carnes leva aproximadamente 4 horas ou mais. Caso a fruta seja ingerida ao mesmo tempo que uma proteína animal os diferentes sucos gástricos anulam a eficácia uns dos outros. A proteína vai apodrecer e o carboidrato vai fermentar. As enzimas desses alimentos diferentes, no mesmo espaço e ao mesmo tempo, resultam em gás e flatulência no sistema. O resultado final é que sua criança não se beneficiará e sua flora intestinal sofrerá um impacto negativo.
Outro importante ponto a ressaltar é que o estômago de sua criança não é tão grande assim, então separar os alimentos é uma boa dica! Você se esforça muito ao comprar alimentos saudáveis e preparando-os cuidadosamente. Obviamente, você deseja que sua criança tenha um bom apetite e como toda a comida preparada com tanto carinho, não é mesmo? Mas, se uma bebida for oferecida, a criança, geralmente, a beberá primeiro e isso a deixará “cheia”. Se por acaso, tiver uma fruta também, talvez ela prefira a fruta ao invés da comida. Aí sim, não haverá mais espaço naquele pequeno estômago para aquela maravilhosa refeição preparada com tanto carinho.
4. Faça do café da manhã a principal refeição do dia.
O café da manhã é a refeição mais importante. Isso não é nenhuma novidade. Todos sabemos disso. Mas, por quê? O café da manhã define o açúcar no sangue para o dia. Se alimentarmos nossa criança com um café da manhã de rei, seu açúcar sanguíneo aumentará gradativamente e ela terá um nível de energia bom e equilibrado.
Hiperatividade em Crianças Causada por Açúcar & Falta de Alimentos Nutricionais
Se oferecermos a nossa criança um café da manhã inadequado, o seu açúcar sanguíneo não aumentará e ela ficará mais propensa ao cansaço e irritação, os quais podem causar hiperatividade. Se dermos um café da manhã ruim com cereais açucarados ou outros carboidratos simples, o nível de açúcar sanguíneo aumentará muito rapidamente e, é claro, que ao meio da manhã diminuirá. Uma vez que essa “caída” de açúcar no sangue ocorre, não será possível corrigir com o almoço – será muito tarde. Ao longo de todo dia a criança sofrerá com cansaço, moleza entre outros. O nível de açúcar sanguíneo é muito importante. Agora, dois problemas podem ocorrer no café da manhã. O primeiro é que as crianças pequenas ao acordar, não estão com fome. O segundo é que nós, os adultos, estamos sempre correndo para servir o café da manha o mais rápido possível para começar nosso dia e, muitas vezes, optamos por algo fácil e rápido.
Pensamos que se oferecermos às nossas crianças frutas frescas cortadas em pedaços, elas ficarão felizes e as aceitarão. Então, voltaremos uns 30 minutos depois, quando seus estômagos já estiverem despertos e lhes daremos um café da manhã verdadeiro. Não há dúvidas de que algumas culturas se saem melhores com o café da manhã do que outras. No Japão, o café da manhã é sempre uma refeição completa com peixe, arroz, verduras, legumes e sopa. É absolutamente delicioso! Infelizmente, nos EUA esquecemos dos maravilhosos cafés da manhã dos nossos ancestrais fazendeiros, e trocamos por uma desculpa qualquer para comer uma porcaria inventada – o chamado “junk-food”. E o pior, estamos sempre correndo, sempre com pressa. Necessitamos urgentemente do “slow cooker” – uma panela para cozimento lento. O café da manhã poderá ficar cozinhando a noite toda enquanto dormimos. Ao acordar, o cheiro delicioso será um convite definitivo ao café da manhã. Todos perguntarão: “O que temos para o café da manhã?” Os grãos integrais orgânicos (aveia, cevada, espelta, amaranto, quinoa, painço, arroz integral, trigo sarraceno, etc.) podem ser combinados para fazer um cereal quente extremamente nutritivo. (Use muita água e cozinhe por 8-10 horas). Sirva com canela em pó e leite de amêndoas. Fica divino!
Outra opção, que também pode ser feita na panela de cozimento lento, pode ser arroz integral com lentilhas, pedaço de frango (ou outro tipo de carne ou peixe) temperados com cebola e alho. Isto pode ser cozido por toda a noite e servido pela manhã com 2-3 legumes cozidos no vapor e regados com um bom azeite prensado (azeite de oliva, azeite de nozes ou de gergelim). Esses legumes podem ser cortados e cozidos em menos de 10 minutos. Essa receita é muito fácil de preparar e é uma refeição completa.
5. Ofereça somente alimentos frescos
Sirva apenas alimentos que a Mãe Natureza e Deus nos oferece. Evite todo os demais – nada de enlatados, empacotados, etc. Utilize frutas, verduras, legumes, carnes, peixes e aves frescos. Somente utilize os congelados em extrema necessidade, por exemplo: num terrível inverno, quando não puder sair de casa devido a neve forte. O ideal seria criar sua própria horta e cultivar seus próprios alimentos orgânicos; infelizmente nem todos temos tempo e/ou espaço para tal.
Sim, orgânico e local são os melhores! Encontre agricultores locais que realmente cultivam cuidadosamente alimentos saudáveis e estabeleça um relacionamento duradouro. Eles precisam de você, e você deles. Existe uma diferença imensa de sabor entre os alimentos frescos e os não. Você deseja que sua criança tenha o melhor por toda sua vida. Este modelo está sendo criado a partir do nascimento de seu bebê. Você está definindo o que é e o que não é alimento verdadeiro. Quando sua criança tiver 7 ou 8 anos de idade este trabalho já estará terminado. O alimento verdadeiro será lanchinhos pré-embalados, cereais açucarados ou sucos cheios de açúcar pretendo ser suco de frutas?
Ou sua criança crescerá com alimentos verdadeiros – imensa variedade de frutas e verduras, aves, peixes e carnes. Lembre-se, sua criança não pode dirigir seu carro, quem o faz é você. Sua criança não tem cartão de crédito para comprar alimentos, quem o tem é você.
Você é quem decide. Você é quem está no comando.