Um passo de cada vez

De Janet Doman

Traduzido por Thaisa Mendes

Muitas vezes, o primeiro passo é o mais difícil de todos. O segundo passo para o terceiro, não é tão difícil, mas o primeiro…

As mães vivem num mundo muito difícil. Administrar todas as exigências de tempo, energia, criatividade, além de manter-se sempre de bom humor não é nada fácil.

Quando as mães chegam até nós, elas sabem em seus corações que encontraram um novo universo. Muitas começam de imediato com o nosso programa e seis meses depois estão felizes com a “nova vida”.

Algumas mães, não o fazem de imediato, pressionam-se para começar, mas nunca o fazem.

Outras mães, às vezes se sentem derrotadas mesmo antes de começar.

São mães maravilhosas, mas não querem “cometer um erro”, elas querem “assegurar-se de que estão fazendo bem”. Estas são as mães perfeccionistas. Podem ser derrotadas, mesmo antes de começar, porque não conseguem dar o primeiro passo.

Não há um mundo perfeito para as mães e seus bebês. Somente existe o mundo do caos controlado: um caos bom, feliz, controlado ou não tão bom, não tão feliz ou não tão controlado.

O Plano Perfeito que será posto em ação num futuro próximo deve dar espaço a um Plano Bom que começa agora.

Fazer algo bem – uma coisa de cada vez. E a faz agora mesmo. Uma coisa bem-feita te levará do zero a um, imediatamente. Isso será muito bom para você e seu bebê ou sua criança pequena.

Escolha algo simples que não possa resistir de fazer.

Sugestões:

  • Coloque por sua casa, palavras vermelhas, como se fossem etiquetas: “janela”, “porta”, “geladeira”, “cadeira”, “sofá”, “cama”, “mesa”, “parede”, “travesseiro” e “chão”, por exemplo.

Pegue seu bebê e caminhe pela casa dizendo-lhe o que dizem as palavras. Faça isso três vezes ao dia. Na semana seguinte, troque “as etiquetas” – palavras.

BINGO! Você chegou no segundo passo do seu programa de leitura inicial!


As palavras simples são o ponto de partida para as mães alçarem seu primeiro voo para o desenvolvimento da leitura infantil precoce.
  • Vá até a sua cozinha, abra os armários e retire qualquer coisa que não seja saudável tanto para seu bebê quanto a sua família. Falamos de tudo, não esconda nada. Jogue fora tudo que não for saudável. Da próxima vez que for fazer compras de supermercado, compre alimentos frescos e saudáveis. Ao fazer isto, estará dando o segundo passo para o seu novo Programa Nutricional.

Não é nenhuma ciência espacial: os alimentos frescos são os mais melhores!
  • Leve sua criança ao parque, ou então para caminhar ao redor da quadra. Decida que hoje vão andar o dobro da distância que normalmente o fazem. Faça isso todos os dias seguintes, por uma semana. Na semana seguinte aumente a distância ou então, dependendo do nível de mobilidade da sua criança, comecem a correr pequena distâncias.

Agora vocês atingiram o segundo passo do Programa Físico!

É muito fácil, em poucos dias já estarão caminhando 1.6 quilômetros diários!

  • Escolha uma categoria de nossos Pedaços de Inteligência. Opte por aquele que sua criança gostará mais. Você pode mostrar um catalogo a sua criança e pedir que ela escolha.  Apresente os pedaços de inteligência três vezes ao dia por uma semana. Ao final da semana, pergunte-lhe qual é o seu favorito. Então, com letras grandes faca um livro sobre este pedaço de inteligência, usando as informações que se encontram no verso do cartão.

Agora você está no segundo passo do Programa de Conhecimentos Enciclopédicos!


Os Pedaços de Inteligência são maravilhosos! São os melhores amigos das crianças!
  • Consiga um xilofone. Toque uma nota e diga: “Este é Dó.” Depois faça o mesmo com outras três diferentes notas. Logo deixa com que seu bebê toque ou ajude-o a tocá-la (muito provavelmente seu bebê vai adorar esta parte do programa). Faça isso duas vezes por dia e guarde o xilofone. Repita o mesmo por uma semana. Na semana seguinte, comece a tocar duas notas consecutivas, dizendo, por exemplo: “Aqui estão o Sol e Dó”.

Com isso, vocês atingiram o segundo passo do Programa de Apreciação Musical!

Daqui uma semana, nos escreva contando como segue com seu programa!

Divirtam-se!

Janet Doman, diretora dos IAHP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *