Diariamente ouvimos no noticiário sobre microcefalia devido a propagação do vírus da Zika e a conexão suspeita deste vírus com os bebês que nascem com microcefalia. Muitas vezes, estes relatos incluem declarações de que as crianças com microcefalia não podem ser tratadas ou ajudadas.
Quando Tim nasceu, ele teve dificuldade para respirar e estava cianótico. Após seu nascimento, ele teve dificuldade para se alimentar e, comparado com outros recém-nascidos parecia mais lento. Aos nove meses de idade, quando comparado com outros bebes, Tim estava atrasado. Os médicos recomendaram terapias para acelerar o seu desenvolvimento, porém não tiveram resultados.
Ao completar um ano de idade, após as vacinações, seus pais notaram uma regressão significativa em suas habilidades. Tim parou de falar e de interagir com outras pessoas, bem como ele “saía do ar” como se estivesse em seu próprio mundo. Ele ficava sentado e não fazia nada. Parecia que ele não era capaz de ver, ouvir, ou se locomover.
Os médicos diagnosticaram Tim com microcefalia e atraso no desenvolvimento psicomotor devido a uma encefalopatia hipóxico-isquêmica. Apesar de opiniões diversas entre os profissionais, não foram dadas aos pais muita esperança. Um profissional chegou até a propor que Tim fosse institucionalizado.
O pequeno Tim estava a nível funcional de um bebê recém-nascido em praticamente todas as áreas.
Os pais de Tim se recusaram a aceitar esse destino para o seu menino. Quando Tim estava com 3 anos, seus pais ouviram sobre “The Institutes” e participaram do curso “O Que Fazer Pela Sua Criança com Lesão Cerebral”. A essa altura, Tim não podia ver, ouvir, mover ou emitir qualquer som diferente de chorar. Ele estava a nível funcional de um recém-nascido em praticamente todas as áreas.
Os pais não perderam tempo em iniciar o programa que eles aprenderam no curso. Eles começaram um programa de estimulação sensorial intensivo, para faze-lo ver e ouvir. Este programa incluía muita estimulação visual e auditiva.
Duas semanas após começar com o Plano Inclinado, Tim começou a arrastar pela primeira vez em sua vida.
Os pais também começaram a fazer o Plano Inclinada para ajudar Tim a arrastar com a barriga no chão. Apenas duas semanas após começar com o Plano Inclinado, Tim começou a arrastar numa superfície plana. Nos seguintes 10 meses Tim começou a passar por mudanças nunca antes consideradas possíveis. Quando os pais de Tim o trouxeram aos “The Institutes” para sua primeira avaliação, Tim já podia enxergar muito bem. Ele reconhecia figuras e palavras que seus pais o ensinaram no programa feito em casa. Ele era capaz de ouvir pela primeira vez, e seus pais tinham a certeza de que Tim compreendia a fala. Ele começou a emitir sons pela primeira vez, assim como também usava suas mãos para agarrar objetos, o qual nunca tinha sido capaz de faze-lo. Ele aprendeu a arrastar e, gradativamente aumentou a distância para 100 metros diários, isso tudo antes de começar a engatinhar. Agora, ele já estava começando a engatinhar por sua casa.
Agora Tim pode ler seus livros independentemente e ama aprender coisas novas Um ano se passou desde a primeira avaliação de Tim nos “The Institutes”. Neste ano, Tim continuou obtendo êxitos incríveis. Ele não é somente capaz de ler, como também ama os livros caseiros confeccionados por seus próprios pais. Os pais de Tim não precisam mais ler os livros para ele – ele é capaz de fazer independentemente. Ele é muito inteligente e seus pais relatam que em seu programa de inteligência, ele só precisa ser ensinado algo uma vez. Sua compreensão há melhorado imensamente – ele compreende ao redor de 2.000 palavras e pode seguir comandos. Ele ama aprender coisas novas.
O pequeno Tim é hoje uma criança totalmente diferente. Com um contínuo trabalho e dedicação dos seus pais, temos a certeza de que Tim continuará a impressionar e a inspirar a todos que o conhecem.
Assim sendo, desejamos mudar este conceito de que criança com microcefalia não podem ser ajudadas.