O Que Nos Faz Diferente?

O Que Nos Faz Diferente?

De Janet Doman, traduzido por Thaisa Mendes

Muitas vezes a primeira pergunta que os pais nos fazem é “O Que os faz diferente?

Existem várias maneiras de responder esta pergunta que nos faz pensar:

O que nos torna diferente?

O Que nos diferencia é um Diagnóstico Real

Quando uma criança com lesão cerebral chega até nós, muitas vezes ela já esteve em muitos lugares. Apesar de terem passada por várias avaliações, exames e testes, geralmente elas nos chegam sem nenhum diagnóstico real. Ao invés disso, a ela lhe foram dados vários “rótulos”. Esses “rótulos sintomáticos não informam aos pais onde realmente está o problema, qual sua extensão ou qual a sua gravidade. Um diagnóstico real deve fazer tudo isso para ser um diagnóstico. Esses “rótulos” não oferecem nada mais além de uma grande confusão, medo e quase sempre um prognóstico muito ruim. Nossas crianças são avaliadas extensamente e somente após elas recebem um diagnóstico real o qual informa os pais quais as áreas cerebrais estão envolvidas, qual o grau e a extensão da lesão.

Nós nos concentramos no Cérebro

O perigo desses “rótulos sintomáticos” é que levarão a um tratamento dos sintomas e não da causa – a lesão no cérebro. Nós tratamos o cérebro, não os sintomas. Como o cérebro comanda tudo, existem várias maneiras de tratarmos o mesmo através de estimulação e oportunidade. O cérebro cresce com o uso, da mesma forma que o bíceps.

Nosso programa é todo sobre o crescimento do cérebro.

Não utilizamos medicamentos para tratar o cérebro

Muitas crianças chegam até nós altamente medicadas. Elas podem estar tomando anticonvulsivantes, anfetaminas, tranquilizantes ou antidepressivos. Esses medicamentos podem agir como agentes supressores do Sistema Nervoso Central. Uma criança sedada não é uma criança saudável. O uso desses medicamentos pode afetar negativamente o sono, apetite, digestão e a energia. Nós, cuidadosamente reduzimos e eliminamos esses medicamentos para garantir que nossas crianças possam se beneficiar totalmente da estimulação e oportunidade que o nosso programa oferece.

Acreditamos nos Pais

Sabemos que quando se trata de crianças – os pais não são os problemas, mas sim eles são sempre a resposta. Conhecemos pais de todas as partes do mundo, de todos os continentes e de todos os países.  Independentemente de suas culturas ou costumes, quando se trata de crianças, os pais são os mesmos. Os pais conhecem seus filhos melhor do que ninguém e os amam mais do que qualquer outra pessoa no mundo. Acreditamos que os pais são bons para seus filhos e que estes são bons para seus pais. Cremos que quando os pais compreendem como e porque o cérebro cresce, eles se tornam os melhores terapeutas para suas crianças. As crianças com lesão cerebral têm a melhor chance de se desenvolver e melhorar quando estão em casa com sua família:  mãe, pai, irmãos e irmãs.   

Essas são algumas das coisas que nos faz diferentes – e tem muito mais!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *